Exemplo de Amizade e Companheirismo.


Apóstolo Tiago: ele nunca andava sozinho


Era considerado exemplo de amizade e companheirismo
Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com


Sempre quando se lê sobre João, lá está o seu irmão Tiago, ao seu lado. Tanto que eles conheceram a Jesus e decidiram segui-Lo quando estavam juntos, trabalhando no barco do pai deles (Marcos 1:19).
Os dois participaram de momentos especiais com Jesus, como a Transfiguração (Marcos 9:2-13), onde também estava Pedro. Foram apenas estes três apóstolos que Jesus chamou para serem testemunhas de Seu poder. Isso constata o quanto eles estavam abertos para Ele.
Tiago nos faz pensar se somos igualmente amigos e companheiros de nossos irmãos de sangue, e por que não também de nossos “irmãos da vida”? Em tudo ele e João estavam juntos, compartilhando e vivendo ao lado de Jesus. Tiago não perdeu a oportunidade de estar em união e vivendo o amor diariamente.
Ele desejou seguir Jesus e assim o fez. Conforme estudos, após a crucificação de Jesus,  o apóstolo Tiago saiu para pregar o cristianismo na região da Galícia (ou Galiza). As tradições afirmam que ele foi o primeiro missionário cristão a atuar na Espanha.
Ao voltar, assim como outros que também pregavam o amor de Cristo, foi perseguido, preso e decapitado por ordem do rei Herodes (Atos 12:1-2). Mesmo assim, a Palavra de Deus cresceu e se multiplicou até os dias de hoje (Atos 12:24).
Tiago foi enterrado em um cemitério romano. Com as invasões bárbaras, a queda do Império Romano e, posteriormente, as invasões muçulmanas, o túmulo acabou sendo "esquecido", ou perdido.
Reflexão
Até onde chega a nossa fé? Ela é colocada em prática a despeito de qualquer situação ou dificuldade? Hoje vivemos em um país livre, que permite a expressão religiosa das pessoas, sem que perseguições tão maldosas como esta aconteçam. Mas você seria capaz de ir até as últimas consequências pelo fato de ter fé?
Se sua resposta for não, não se preocupe, porque na Palavra também encontramos o exemplo de um apóstolo que negou Jesus três vezes (Mateus 26:34 e 26:69).
Mas se você desejar qualificar a sua fé, é só viver segundo os preceitos de Jesus, assim como Tiago fez, sem medo e sem negar o Seu amor. Talvez isso seja um dom, que deve ser incessantemente buscado.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates