Mentir é a melhor solução?

Qual a saída para uma situação em que a mentira parece ser a única opção?

Por Jaqueline Corrêa
Jaqueline.correa@arcauniversal.com

Recentemente, o País se comoveu com a história de uma mulher supostamente grávida de quadrigêmeas, cuja barriga chamava a atenção pelo imenso tamanho. A grande imprensa acreditou, os telespectadores e internautas acreditaram e, o que é pior, a própria família da “futura mamãe” também.
Ela tem problemas psicológicos e agora passa por um tratamento psiquiátrico, diz o advogado. Certamente você também se deixou levar pela notícia e até se surpreendeu com a descoberta de que tudo não passava de uma grande farsa.
A ilusão é uma das consequências da mentira e nos leva a uma decepção tão grande que nos faz pensar se realmente o engano, por menor que seja, vale à pena. O caso da falsa grávida é um exemplo disso. Muitas pessoas, por confiarem na palavra dela, lhe deram presentes diversos, como meio de ajudá-la nas despesas com as crianças.
Quantas mentiras você já ouviu e se decepcionou ao descobrir a verdade? Ou quantas vezes você mentiu e acreditou que isso seria a única solução para se sair bem de uma determinada situação?
É aí que vemos como uma simples mentira pode desencadear uma grande confusão. Como voltar atrás sobre uma falsa gravidez se todo o seu país está convencido de que você está grávida? É uma situação dramática, mas também inconsequente.
Assim também acontece com a falsidade na amizade, na família, entre colegas de escola ou trabalho, ou conhecidos de um modo geral. E justamente quando a verdade é revelada, o desapontamento é muito grande. Será que vale sacrificar uma amizade ou uma relação afetiva por uma mentira ou falta de lealdade?
O problema é que uma das vítimas da mentira, ou talvez a mais afetada por ela, é a própria pessoa que mente. Qual a saída, então, para resolver uma situação sem precisar usar este recurso?
Uma solução, que pode ser difícil, mas certamente é a melhor opção, é usar este conselho: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.” Efésios 4:25
Falar a verdade, às vezes, traz um certo desconforto momentâneo, mesmo assim é melhor encará-la do que remediar uma descoberta que logo logo será revelada.

publicado em 02/02/2012 às 04h50, por http://www.arcauniversal.com/comportamento/reflexao/noticias/mentir-e-a-melhor-solucao-10071.html


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates